MDS destinará recursos para a implantação de mais 3.239 centros de assistência social

O anúncio foi feito pela ministra Márcia Lopes durante lançamento da campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, em Brasília. Os centros são equipamentos públicos cofinanciados pelo MDS.
Bruno Spada/MDS
Dia Nacional de Combate ao Trabalho  - Foto1.jpg
Crianças participam de lançamento da campanha contra o trabalho infantil, em Brasília
Mais 3.239 Centros de Assistência Social serão criados em todo o País para atendimento à população pobre e aos casos de violação de direitos, entre eles, o trabalho infantil. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10/6), pela ministra Márcia Lopes, durante lançamento da campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, em Brasília. Os centros são equipamentos públicos cofinanciados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A expansão será de 1.865 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 1.374 Centros Especializados de Assistência Social (Creas).

“O maior gol que poderemos marcar será o dia em que não houver situação de trabalho infantil no País”, enfatizou a ministra, já que o tema da campanha deste ano faz alusão à Copa do Mundo que começa esta semana, na África do Sul. A ministra destacou também o trabalho desenvolvido pelos assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais que atuam nessas unidades. “Nesses locais, as famílias podem ser atendidas e protegidas e as crianças, incentivadas a se tornarem adultos felizes e de bem com a vida”, disse.

A mobilização na Esplanada dos Ministérios reuniu cerca de 180 crianças e adolescentes de escolas públicas, associações e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), coordenado pelo MDS, além de representantes de órgãos de defesa dos direitos infanto-juvenis.

Para o representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Renato Mendes, é importante que o Brasil “tire o trabalho infantil de campo”. Ele pediu que as crianças presentes alertassem seus colegas sobre seus direitos de estudar, brincar e de não trabalhar.

Alerta – Isa de Oliveira, do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, acredita que meninos e meninas também gostam de falar “coisas sérias” e que é importante que sejam multiplicadores de um alerta aos pais sobre a questão do trabalho infantil.

Representando o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Maria de Salete Silva ressaltou que as crianças são o objetivo principal da organização em todo o mundo. “Estamos aqui olhando nos olhos daqueles que são a razão da nossa dedicação”, enfatizou.

Reafirmar o compromisso de que lugar de criança é na escola. Para o deputado Paulo Lustosa, da Frente Parlamentar de Defesa da Criança e do Adolescente, esse é o principal papel dos parlamentares na questão.



Maria Eduarda de Oliveira da Silva, 7 anos, se divertiu toda a manhã, no espaço do Museu da República, durante o lançamento da campanha nacional “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”. Queria usar todos os brinquedos, mas, devido à altura, não conseguia alcançar todos. A pequena mora em Samambaia com a mãe e seis irmãos. Durante à tarde, estuda na Escola Classe 831 da região administrativa do DF e, pela manhã, vai para o Centro de Referência de Convivência Intergeracional (Creci). Lá, a garota participa de oficinas de leituras, atividades de circo e aula de dança. Inscrita no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Maria Eduarda diz que gosta mesmo é de fazer as aulas de circo.
Bruno Spada/MDS
Ministra Márcia Lopes mostra cartão vermelho ao  trabalho infantil
 - Foto2.jpg
Ministra Márcia Lopes mostra cartão vermelho ao trabalho infantil
Realidade – No meio daquelas crianças, Maria Eduarda é personagem de uma história real de luta contra o trabalho infantil. Apesar da timidez, Eduarda explica que antes de entrar para as atividades do Peti tinha que ajudar a mãe nas atividades domésticas. “Eu tinha que ficar em casa, lavando vasilha”, conta.

Wladimir da Rocha Souza é educador no Creci e trabalha com pintura e desenho com Maria Eduarda e mais outras 600 crianças moradoras de Samambaia, Riacho Fundo 2 e Recanto das Emas. O professor, com formação em artes plásticas, acredita que tem importante função a cumprir e contribui para mudar a triste realidade de muitos jovens pobres. “Trabalhamos em conjunto com uma psicóloga e temos a intenção de reforçar a autoestima de cada um, de forma a contribuir para que, futuramente, eles sejam verdadeiros cidadãos”, argumenta.

Participaram, ainda, do lançamento da campanha “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, Luis Henrique Ramos, do Ministério do Trabalho e Emprego, Marta de Oliveira Sales, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Fábio Feitosa, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), entre outras autoridades.

Peti – O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, do Ministério do desenvolvimento Social e Combate à fome (MDS), atende atualmente 820.256 meninos e meninas em 3.520 municípios brasileiros. Em uma década, o Brasil afastou do trabalho precoce 2 milhões de crianças e adolescentes, o que o tornou reconhecido internacionalmente pelo desenvolvimento de políticas públicas de proteção social integral à família.

Clique aqui ouça o boletim de rádio: Crianças dão cartão vermelho ao trabalho infantil

Ana Soares e Fernanda Souza

Informações para a imprensa
Ana Soares / Aline Menezes
(61) 3433-1051 begin_of_the_skype_highlighting              (61) 3433-1051      end_of_the_skype_highlighting / 3433-1065
Ascom/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembrem-se: comentários anônimos não podem ser respondidos.
Caso necessite, entre em contato com a gente via e-mail ou clique aqui

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Connect With Us

Text Widget

Archive

Labels

Links

?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 1'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Advertise

Com cerca de 82 mil profissionais em todo o Brasil, a PL 5278/2009 prevê a fixação de um piso salarial para as (os) Assistente Sociais de R$ 3.720,00 e jornada de trabalho de 30h semanais.

Comments

?">RSS'); document.write(' ?max-results=5">Featured Post 7'); document.write(" ?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('?max-results=5">Featured Post 6'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 8
'); document.write("

Powered by Postrank

?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Sponsors

www.e-referrer.com
?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Notice


dicionário de português

Pages


Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results=10">Content left'); document.write("
Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Text

Category

Popular Posts

Blog Archive

Followers

?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");