FESS aprova propostas em Hong Kong

Assembleia da FITS (reprodução www.ifsw.org)

Desde o dia 9 de junho o CFESS vem participando das atividades da Conferência Mundial de Serviço Social e da Assembleia da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS) por meio das conselheiras Ivanete Boschetti e Sâmbara Paula Ribeiro.

Nos quase dez dias de atividade, a presidente e vice-presidente do Conselho Federal têm vivido, além das diferenças sociais, políticas e culturais de Hong Kong (sede dos eventos), uma agenda de trabalho densa e extensa.  Até o momento, Ivanete e Sâmbara participaram da reunião do Comitê Executivo da FITS para preparar a intervenção da Federação na Conferência Mundial (9 e 10 de junho); da Conferência Mundial de Serviço Social (10 a 14 de junho); da Assembleia da FITS com todos os países membros (14 a 16 de junho); e da Reunião do Comitê Executivo da FITS para aprovar os encaminhamentos após a Conferência e Assembleia (17 e 18 de junho).

Histórico da Participação do CFESS na FITS
Há alguns anos, o CFESS integra a FITS como membro titular. Durante a assembleia de 2008, realizada em Salvador, a presidente do CFESS Ivanete Boschetti foi eleita como membro vogal, representando a América Latina e Caribe. Agora ela participa em Hong Kong como integrante da FITS, com os custos assumidos por essa entidade. Antes, o posto já havia sido ocupado pelas ex-conselheiras do CFESS Valdete Martins e Joaquina Teixeira. O mandato para o cargo é de quatro anos.

Debate sobre definição de Serviço Social: ponto para o Brasil
Sem dúvida,o debate sobre a definição mundial de Serviço Social era um dos mais esperados pelos/as participantes da Assembleia em Hong Kong. Havia muita expectativa por parte das entidades representantes de vários países, inclusive pelas diferentes visões sobre a profissão.

Para se ter uma ideia, na edição de 2000 da assembleia, durante a Conferência Mundial ocorrida em Montreal, o CFESS e os demais países da America Latina e Caribe foram contrários à aprovação de uma definição de Serviço Social no âmbito da FITS por entenderem, naquele momento, que era muito difícil contemplar em um conceito internacional as diferentes (e muitas vezes divergentes) perspectivas teórico-metodológicas existentes. No entanto, a proposta latino-americana foi vencida e uma definição foi aprovada na ocasião.
Desde então, os países da América Latina e Caribe e outros da Europa defendem que haja uma revisão da mesma. Em 2008 foi constituído um grupo de trabalho (GT) na Federação para discutir e elaborar uma nova proposta de definição. O professor José Paulo Netto, renomado no Serviço Social brasileiro, foi inclusive indicado para representar os países da América Latina e Caribe. Contudo o grupo nunca se reuniu.

Para participar do debate o CFESS preparou uma proposta de alteração de alguns pontos da definição vigente desde 2000.

"Na reunião que antecedeu a Conferência Mundial, nos dias 9 e 10 de junho, o CFESS as demais representantes da América Latina e Caribe criticaram a ausência de debates e de reunião do GT criado para esse fim, pois isso indicava uma tendência de manutenção da atual definição. Desse modo, reivindicamos a continuidade dos debates, o que foi aceito pela direção da FITS", relatou de Hong Kong Ivanete Boschetti.

Segundo ela, durante a Conferência, este debate foi objeto de um Seminário que contou com aproximadamente 250 pessoas. O representante do GT constituído pela FITS e pela Associação Latino Americana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ALAEITS) confirmou que não houve reunião do grupo, mas alegou que foi realizada uma enquete no site da FITS que contou com respostas de apenas 142 pessoas indicando posições divergentes sobre a necessidade ou não de realizar uma revisão. "Neste momento da reunião O CFESS se manifestou, criticando a ausência de debate e reunião do GT nos últimos dois anos e distribuindo o documento preparado em espanhol e inglês com a nossa posição sobre o conceito mundial de Serviço Social, reforçando ainda mais a necessidade de revisão da atual definição", disse a presidente do Conselho Federal e integrante da FITS.
Entretanto, ainda segundo Ivanete, como a Conferência não é espaço deliberativo, o tema foi discutido e a maioria presente indicou a necessidade de aprofundar as conversas sobre a definição mundial de Serviço Social. O CFESS distribuiu também o documento com sua posição para os mais de dois mil participantes da Conferência Mundial, explicando aos/as participantes o processo de elaboração e porque defende aquele posicionamento. 
Durante a Assembleia da FITS, no dia 16/06, o CFESS apresentou novamente sua proposta e sugeriu a realização de um workshop no Brasil, em 2011, com o GT e outros convidados, com elaboração de textos sobre o tema para serem discutidos e subsidiarem o processo de revisão de definição mundial de Serviço Social. Três países se manifestaram contrários à revisão, mas a proposta do Brasil foi votada e aprovada pela Assembleia. "Foi uma grande conquista do Brasil e dos demais países da América Latina e Caribe", afirmou Ivanete. Agora, o Brasil terá a tarefa de organizar o debate em 2011.


Reprodução do documento distribuído pelo CFESS com o
posicionamento sobre o conceito mundial de Serviço Social

Agenda do Serviço Social
Um dos objetivos da Conferência Mundial era o de iniciar a construção de uma agenda mundial para o Serviço Social. Pela primeira vez, a Conferência foi organizada conjuntamente por três organizações mundiais: a Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (IFSW), a Associação Internacional de Escolas de Trabalho Social (IASSW) e o Conselho Internacional de Bem Estar Social (ICSW). Para elaboração da agenda, estas organizações coordenaram um grupo constituído por doze relatores indicados por estas instituições. A conselheira do CFESS, Ivanete Boschetti, foi indicada como representante da FITS para compor esse grupo. Um primeiro esboço de agenda foi apresentado na sessão final da Conferência Mundial, e será submetido aos países para sugestões e debates. O objetivo é continuar o processo de elaboração da agenda, para apresentar a versão final na próxima Conferência, que acontecerá em Estocolmo (Suécia), em 2012. 

Eleição na FITS
Outro importante assunto tratado foi a eleição para alguns cargos na FITS. Entre eles estava o cargo de presidente da entidade e vice-presidente para América Latina e Caribe. A companheira Laura Acoto (Argentina) foi reconduzida para este último cargo e o/a assistente social Gary Bailey, dos Estados Unidos, foi eleito para presidente, em substituição a David Jones, que deixou o cargo após quatro anos.

Em breve o CFESS divulgará aqui no site um relatório detalhado e fotos de sua participação na Assembleia, Conferência e reuniões em Hong Kong. Acompanhe!


Leia a definição proposta pelo CFESS

Veja as versões em inglês e espanhol, distribuídas na Conferência
Veja a programação do evento
Relembre a matéria CFESS na Conferência Mundial de Serviço Social
Conheça a FITS

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - Assessor de Comunicação - JP/MG - 11732
comunicacao@cfess.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembrem-se: comentários anônimos não podem ser respondidos.
Caso necessite, entre em contato com a gente via e-mail ou clique aqui

About Me

Tecnologia do Blogger.

Blog Archive

Connect With Us

Text Widget

Archive

Labels

Links

?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 1'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Advertise

Com cerca de 82 mil profissionais em todo o Brasil, a PL 5278/2009 prevê a fixação de um piso salarial para as (os) Assistente Sociais de R$ 3.720,00 e jornada de trabalho de 30h semanais.

Comments

?">RSS'); document.write(' ?max-results=5">Featured Post 7'); document.write(" ?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('?max-results=5">Featured Post 6'); document.write("?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");
?">RSS'); document.write('
?max-results=5">Featured Post 8
'); document.write("

Powered by Postrank

?max-results="+numposts1+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Sponsors

www.e-referrer.com
?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Notice


dicionário de português

Pages


Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results=10">Content left'); document.write("
Assinantes

Fãs

Seguidores

Artigos

Comentários
?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");

Text

Category

Popular Posts

Blog Archive

Followers

?max-results=10">Content left'); document.write(" ?max-results="+numposts+"&orderby=published&alt=json-in-script&callback=showrecentposts\"><\/script>");